domingo, 30 de novembro de 2008

A lua

A Lua é um satélite natural geologicamente inactivo, que não possui atmosfera nem erosão (excluindo a provocada por impactismo). A teoria de formação da lua mais aceite defende que houve um impacto, que supõe que a Terra tenha chocado com um objecto pelo menos tão grande como Marte e ter-se-a formado a lua a partir do material ejectado da Terra.



A observação da superfície da lua permite-nos identificar dois tipos principais de relevo:
  • Os "mares lunares" - tem um relevo plano, tonalidade mais escura da superfície lunar sendo constituídos por rochas basálticas

  • Os "continentes lunares"- tem um relevo acentuado, , tem uma tonalidade mais clara sendo constituídos por anortosito. Reflectem cerca de 18% da luz do sol.


Reflexão:

Com o estudo da lua fiquei a saber que através desta nos foi permitido conhecer os primeiros 700 M.a da história da Terra. Uma consequência interessante é o facto de a lua influenciar as mares fazendo com que se afaste da Terra cerca de 3,8 cm por ano. Uma outra curiosidade é o do seu período de rotação coincidir com o de translação . " A lua é o nosso satélite, um pouco como a nossa segunda casa no espaço." por isso devemos estima-la.

sábado, 29 de novembro de 2008

Vulcão Pinatubo

Localização geográfica

O monte Pinatubo está localizado na ilha de Luzon, nas Filipinas.


Tipo de vulcão/vulcanismo

A erupção do Pinatubo foi explosiva, visto que a solidificação da lava na chaminé vulcânica funcionou como uma "rolha" que impediu a saída de gases, fazendo aumentar a pressão no interior do aparelho vulcânico originando uma explosão.



Características das erupções explosivas:

  • Tem magma ácido ;
  • A libertação de gases é muito brusca e violenta;
  • Pequeno teor em água mas mais de 60% em sílica;
  • A sua temperatura é pouco elevada ;

Contexto tectónico


A posição deste vulcão está directamente relacionada com a tectónica de placas. Este vulcão formou-se devido a convergencia da placa das Filipinas com a placa Euroasiatica formando assim uma zona de subducçao, estao situadas principalmente no anel de fogo.



Historial da actividade vulcânica


  1. O vulcão Pinatubo é classificado como sendo a maior catástrofe do século XX. Foi no dia 15 de Março de 1991,que uma série de terramotos atingiram o monte Pinatubo.
  2. Já no dia 2 de Abril o Pinatubo acordou do seu descanso de 600 anos, com pequenas erupções e centenas de terramotos diários.
  3. Finalmente no dia 12 de Junho ocorreu a primeira grande explosão, que lançou uma nuvem de cinzas vulcânicas, gases e rochas pulverizadas a 20 km de altura fazendo com que a pequena ilha parecesse um inferno pois ficou escura tanto de noite como de dia. A erupção do Pinatubo produziu uma cratera de 2,5 km de diâmetro.




Curiosidades / Observações

  • A erupção do Pinatubo coincidiu com a chegada de um Tufão, o que deu origem a uma chuva de lama vulcânica que fez com que inúmeras regiões ficassem destruídas.
  • Com a erupção do Pinatubo foram lançados para a atmosfera e estratosfera toneladas de cinzas e gases. Com os ventos da estratosfera houve uma distribuição global destas. Em consequência, nos dois anos seguintes a temperatura global da Terra baixou ligeiramente, pois menor quantidade de radiação solar chegou à troposfera devido a estas cinzas que tornaram a atmosfera mais opaca.
  • A última erupção do Pinatubo provocou inacreditavelmente a morte de cerca de 300 pessoas. Muitas vidas foram salvas devido ás previsões da erupção, permitindo que a população evacuasse a ilha.

http://http://www.youtube.com/watch?v=ZsvrE8QvMaU

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Aprende mais!

Rochas Extraterrestres

"O nosso planeta é constantemente bombardeado por meteoritos de origem extraterrestre. Calcula-se que em cada quilometro quadrado terrestre cai um meteorito em cada milhão de anos.
Apesar de caírem um pouco por toda a parte existe uma zona onde a percentagem de ocorrência é enorme- a Antárctica. Aqui foram classificados 15000 dos 18000 meteoritos conhecidos."



Fonte:

COSTA Alexandre; MATOS Jorge; GAIBINO Rui: Eco Terra, 1ª edição Maio 2002

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

As Rochas...

Na natureza encontramos uma grande variedade de rochas. Podemos definir uma rocha como sendo um conjunto de vários minerais.

As rochas podem ser classificadas como :

  • Rochas Magmáticas - São rochas provenientes do magma.

    Podem ser classificadas em rochas magmáticas intrusivas ou plutónicas quando a sua solidificação ocorre no interior da crusta terrestre, ou , em rochas magmáticas extrusivas ou vulcânicas quando a sua solidificação ocorre na superfície da crusta terrestre.






  • Rochas Metamórficas - São rochas que foram formadas a partir de uma rocha preexistente ( magmática,metamórfica ou sedimentar) numa nova rocha que foram alteradas pelos efeitos de pressão e temperatura.








  • Rochas Sedimentares- São rochas que se formaram a partir de rochas pré-existentes, por processos de meteorização, erosão, transporte, deposição e diagénese.







Ciclo das Rochas:

O ciclo das rochas consegue explicar a formação e a transformação de diferentes rochas umas nas outras. Este é também uma prova de que o planeta Terra possui uma dinâmica própria e que esta em constantes modificações.


Reflexão:

Com o estudo das rochas e do seu ciclo verificamos que grande parte da crusta terrestre é formada por rochas. Cada rocha conta-nos uma pequena historia, pois através delas podemos obter informação sobre o passado. Afirmamos que o nosso planeta e geologicamente activo devido as grandes mudanças e transformações verificadas. No entanto estas transformações podem levar a que parte da historia da terra se "apague", mas como disse Lavoisier "... na natureza nada se cria, nada se perde, tudo e transforma"

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Subsistemas Terrestres.

A Terra é um sistema que é composto por quatro Subsistemas:

  • A Geosfera é a parte da superfície terrestre que se encontra no estado sólido bem como materiais que constituem o seu interior;










  • A Biosfera é constituída por todos os seres vivos que habitam no planeta Terra;









  • A Hidrosfera é constituída pelos reservatórios de água tais como rios, lagos, mares,oceanos;







  • A Atmosfera é a camada gasosa que existe em volta do nosso planeta;




Reflexão:

Através do estudo dos diversos subsistemas terrestres conseguimos verificar que a intervenção do homem é muito significativa. Assim se queremos continuar a lutar pelo futuro do nosso planeta, necessitamos que os diversos subsistemas se mantenham estáveis, pois pode estar em causa a sobrevivência da nossa espécie.






















domingo, 2 de novembro de 2008

Classificação de Sistemas.

Definição de Sistema: Um sistema é qualquer conjunto organizado de elementos em interacção, constituído por matéria e energia, independentemente da sua dimensão.


Tipos de sistema

  • Sistema Aberto- Ocorrem troca de matéria e energia com o meio envolvente.

  • Sistema Fechado- Ocorrem troca de energia mas não ocorrem troca de matéria entre si e o meio envolvente.
  • Sistema Isolado- Não ocorrem trocas de energia nem de matéria com o seu meio envolvente.


Podemos dizer então que a Terra é um sistema fechado, pois nela só há troca de energia com o exterior. Existem algumas implicações como por exemplo a quantidade de matéria neste sistema ser finita e ilimitada; a actividade humana provoca materiais poluentes criando assim consequências danosas para o planeta; ocorrendo alterações num subsistema as consequências destas poderão afectar todos os outros pois estes são abertos, dinâmicos e interdependentes entre si.

Reflexão:

Com a aprendizagem de classificação de sistemas podemos concluir que eles estão interligados entre si, ou seja, se algum subsistema da Terra sofrer uma modificação, todos os outros poderão ser alterados devido a isso. Um dos principais responsáveis por estas alterações é o Homem. Assim, penso que seria importante zelarmos pelo futuro do nosso planeta, começando por adoptar medidas cívicas tais como reduzir a poluição, fazer reciclagem de lixo e utilizar energias renováveis.




Uma Proposta Diferente!

A realização deste blog, foi proposta no âmbito da disciplina de Geologia e Biologia, pelo professor José Salsa, à turma 13 do 10º ano. O principal objectivo deste projecto é dinamizar os alunos no sentido da compreensão do programa das aulas bem como a troca de ideias e críticas sobre os trabalhos realizados ao longo do ano. Do meu ponto de vista é uma iniciativa inovadora que certamente irá cativar o interesse e empenho dos alunos.
Farei o meu melhor para o enrriquecimento deste blog! :)