segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Sismo India 2001.

Local de Ocorrência

Este sismo ocorreu no Oeste da Índia no estado de Gujarat. O seu epicentro foi aproximadamente 12,5 milhas a nordeste da cidade de Bhachau.
A profundidade do sismo foi de 23,6 km e durou cerca de 90 segundos.



Data e magnitude

  • O grande sismo foi sentido em 26 de Janeiro de 2001 por volta das 8:46 (hora local na Índia). Nos dias seguintes houve várias réplicas.

  • Inicialmente este sismo foi classificado com uma magnitude de 7.9 na escala de Richter sendo revisto para uma magnitude 7,7.


Contexto tectónico

Este sismo ocorreu ao longo de uma fronteira tectónica que é caracterizada por intensa actividade sísmica. Esta fronteira foi formada devido á acumulação de altas tensões que deu origem à colisão entre a placa indiana e euro-asiática, formando assim uma zona de convergência. Este sismo foi também considerado intraplaca, pois está localizado no interior das placas. Apesar deste terramoto ter ocorrido próximo da zona costeira ocidental da índia não houve nenhum tsunami como era esperado pois estes formam-se geralmente em zonas de subducção e como ambos os blocos são continentais tem a mesma densidade material ou seja, seria necessária a colisão entre uma placa oceânica e uma placa continental.

Curiosidades / observações

  • Nos dias e semanas seguintes do grande sismo, fortes réplicas (cerca de 300) continuaram a atingir Gujarat. Uma delas abrangeu uma magnitude de 5,3 na escala de Richter, com epicentro no nordeste de Bhachau, cidade que foi gravemente danificada.

  • Este sismo foi sentido em vários locais como Nova Delhi, Calcutá, Nepal e Bangladesh.

  • Houve cerca de 20000 mortes e 167.000 feridos, cerca de 90% de habitações e escolas foram destruídas, sendo este sismo classificado como uma das piores catástrofes a atingir a Índia nos últimos 50 anos a nível de mortes e danos materiais

    Fontes:

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u19164.shtmlhttp://translate.google.com/translate?hl=pt-PT&langpair=enpt&u=http://www.drgeorgepc.com/Earthquake2001India.html&prev=/translate_s%3Fhl%3Dpt-PT%26q%3Dsismo%2Bna%2Bindia%2B2001%26tq%3D2001%2Bearthquake%2Bin%2Bindia%26sl%3Dpt%26tl%3Den




domingo, 1 de fevereiro de 2009

Vulcanologia

As principais manifestaçoes vulcanicas classificam-se em vulcanismo tipo central e vulcanismo tipo fissural.


>Um vulcao pode ser definido como uma estrutura geologica caracteristica de um tipo de vulcanismo central onde ocorre a ascensao de materiais com origem no interior da terra.Geralmente um vulcão é formado por:

  • um cone vulcanico que podem estar associados cones secundarios;
  • uma cratera;
  • uma chamine vulcanica;
  • uma camara magmatica que constitui a bolsada magmatica;






> No vulcanismo de tipo fissural, as erupções ocorrem ao longo de fendas alongadas, frequentemente, por varios quilometros. Dai pode resultar a formação de grandes planaltos vulcânicos continentais ou a geração d fundos oceanicos.




Tipos de Actividade Vulcanica


A actividade vulcanica é variável e diversificada, podendo apresentar características diferentes consoante as propriedades químicas do magma, que, juntamente com a temperatura e o teor em água e gases, determinam a maior ou menor viscosidade da lava (ou a fluidez da lava) e as condições de expulsão dos gases existentes. De uma forma geral, podemos considerar três tipos de erupções vulcánicas:


  • Efusiva- Emissão lenta de lavas em forma de escoadas. Os magmas são essencialmente fluídos e os gases libertam-se suavemente. Cones em geral baixos e de vertentes suaves.



  • Explosiva- Projecção de grandes quantidades de materiais sólidos. Os magmas são viscosos e os gases libertam-se de forma violenta e em algumas situações formam-se nuvens ardentes. Cones de piroclastos, em geral altos e com vertentes íngremes. Por vezes ocorrem domas ou agulhas.




  • Mista- Alternância de explosões violentas e emissão lenta de lavas. O cone tem camadas alternadas de piroclastos e lava solidificada.



Materiais Vulcanicos

Durante as erupções vulcanicas são libertados materiais que podem ser classificados de acordo com os diferentes estados da matéria em que se encontram.


>Os materiais sólidos denominam-se piroclastos e podem ser classificados segundo o seu tamanho e forma.

  • Cinzas: menos de 2 mm;

  • Bombas: 60 mm a 1 m;

  • Lapilli: dimensão intermedia;


>Os materiais líquidos, que resultam da expulsão para a superfície da crosta do magma, com libertação de gases, denominam-se lavas.

  • Lavas pahoehoe ou encordeadas;

  • Lavas escoriáceas ou aa;

  • Lavas pillow ou em almofada;


Reflexão:

Esta foi uma das matérias que suscitou em mim bastante interesse, poder compreender qual a estrutura dos vulcões e até conhecer melhor o interior da terra devido ao material que este expelem. Podemos achar que um vulcão em erupção seja uma coisa magnifica, mas no entanto não o é, bem pelo contrario os vulcões são bastante perigosos.


FONTES:

COSTA Alexandre; MATOS Jorge; GAIBINO Rui: Eco Terra, 1ª edição Maio 2002

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://e-geo.ineti.pt/edicoes_online/diversos/guiao_tectonica_placas/images/Vulc%C3%A3o.gif&imgrefurl=http://e-geo.ineti.pt/edicoes_online/diversos/guiao_tectonica_placas/texto.htm&usg=__Gv9u5teV8eCUpoWLr1VOT80g8D8=&h=359&w=400&sz=43&hl=pt-BR&start=2&um=1&tbnid=0QaY4mqa7LPOzM:&tbnh=111&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Desquema%2Bvulcao%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1T4ADBF_pt-BRPT270PT271