sábado, 21 de março de 2009

Koala em via de extinção!

O Koala (Phascolarctos cinerus) habita maioritariamente a região de Sudeste e Nordeste da Austrália. O seu habitat natural é os Eucaliptais e alimenta-se de Folhas de eucalipto. O seu tempo médio de vida é de 17 anos. Este animal encontram-se num processo de extinção muito grande, que se iniciou com a colonização inglesa na Austrália. Este desaparecimento deveu-se ao aparecimento do culto de caçar e matar Koalas para usar a sua pele. Mas nos dias de hoje não é a caça o maior risco enfrentado pelos Koalas, mas sim incêndios nas florestas e a falta de árvores que são cortadas pelos lenhadores que levam a sua morte. Ao perder a sua casa e alimento, os Koalas acabam por se moverem para as cidades, onde muitas vezes acabam por serem mortos, atropelados em estradas ou por cães.


Reflexão:

Desde que a terra existe, muitas espécies de animais foram desaparecendo, principalmente devido à destruição imposta pelo Homem.Nos últimos 300 anos provocámos a extinção em massa de milhões de espécies diferentes. O koala está em riscos de vir a extinguir-se devido aos interesses económicos e produtivos do Homem, que levam a que este destrua a sua espécie e o seu habitat. Como será possível que um ser racional como o Homem, consiga fazer mal a estes animais tão indefesos? Em vez de pensar apenas nos lucros que os seus actos lhes proporcionam, o Homem deveria sim questionar-se sobre as consequências das suas atitudes.

Fontes:

http://animaisdomundo.com.sapo.pt/oceania.html#koala

sexta-feira, 20 de março de 2009

Macromoléculas

Macromoléculas: > Prótidos; > Hidratos de carbono; > Lípidos; > Ácidos nucleicos;
Todas elas são formadas por conjuntos ( polímeros) de unidades estruturais respectivamente aminoácidos, monossacarideos, ácidos gordo e glicerol e nucleótidos.



  • Prótidos

São compostos quaternários compostos por carbono,oxigénio, hidrogénio e azoto. As suas unidades estruturais são os aminoácidos que ao ligarem-se entre si por ligações peptidicas formam cadeias de tamanho variável, os péptidos e as proteínas. As proteínas desempenham funções muito diversificadas a nível estrutural, enzimático, de transporte, motor, etc.



  • Hidratos de carbono

Os hidratos de carbono ou glícidos são compostos orgânicos ternários constituídos por carbono (C), oxigénio (O) e hidrogénio (H). Estes podem ser agrupados em três grupos principais: os monossacarídeos (hidratos de carbono mais simples), os oligossacarídeos (2 a 10 monossacarídeos) e os polissacarídeos (mais do que 10 monossacarídeos). A sua principal função é energética ou estrutural.




  • Lípidos

São compostos ternários ( C, H, O) mas podem integrar outros. as unidades estruturais comuns são os ácidos gordos e glicerol. Os lípidos têm funções de reserva, função estrutural, entre muitas outras.



  • Ácidos nucleicos

Estes ácidos são as principais moléculas envolvidas em processos de controlo celular. Existem dois tipos de ácidos nucleicos: Acido desoxirribonucleico ( DNA )em que na sua base existe timina e o ácido ribonucleico ( RNA) enquanto que nesta base existe uracilo.
















Reflexão:

Nesta postagem tentei sintetizar a matéria sobre as macromoléculas e compreende-las melhor. Assim, as macromoléculas são importantes no estudo da célula pois estão interligadas nos processos desta.

Fontes:

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/67/Beta-D-Fructofuranose.svg/179px-Beta-D-Fructofuranose.svg.png&imgrefurl=http://pt.wikibooks.org/wiki/Bioqu%25C3%25ADmica/Gl%25C3%25ADcidos&usg=__C8IilLXjY8OqeO_03AbTrBrB70Y=&h=153&w=179&sz=6&hl=pt-PT&start=48&um=1&tbnid=JYclbt91QBiehM:&tbnh=86&tbnw=101&prev=/images%3Fq%3Dglicidos%26ndsp%3D18%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26start%3D36%26um%3D1


quinta-feira, 19 de março de 2009

Aprende mais... "animais"

Bichos grandes , bichos pequenos, não importa, são seres vivos e vale a pena conhecer e descobrir curiosidades sobre eles!

  • Pergunta:O animal que mergulha mais fundo?

Resposta: Elefante marinho - Segundo os cientistas ele é o campeão de mergulho. Eles são encontrados na costa da Califórnia, México e América do Sul. Eles podem mergulhar de 1220 metros para obter comida no fundo dos oceanos. Leva somente 17 minutos para que este animal atinja aquela profundidade.

  • Pergunta: O animal que mais tempo vive?

Resposta: Tartaruga Gigante das ilhas Galápagos - Estas tartarugas vivem mais que 150 anos. Isto é o tempo de vida mais longo que qualquer outro animal com coluna vertebral.



  • Pergunta: Animal com o menor cérebro?

Resposta: A preguiça, espécie típica da Amazónia, tem o cérebro do tamanho de uma azeitona. Proporcionalmente ao tamanho do corpo, é um dos animais com o menor cérebro em todo o mundo. Explicação dos zoólogos: como se alimenta só de folhas, ela não precisaria de mais que isso para encontrar comida.

domingo, 15 de março de 2009

Componentes celulares- Estrutura e função

  • Membrana Plasmática: Invólucro responsável pela troca de substâncias entre o meio intacelular e meio extracelular.

  • Núcleo: É o maior organelo celular, este controla toda a actividade celular.

  • Mitocôndrias: Organelos que possuem duas membranas uma externa e outra interna. Estas estão envolvidas em processos de obtenção de energia por parte da célula.

  • Cloroplastos: São organelos que possuem uma membrana dupla, onde se encontram pigmentos envolvidos na fotossíntese.

  • Vacúolos: Organelos de tamanho variável rodeados por uma membrana. Tem como função reserva de água.

  • Retículo endoplasmático: Sistema de sácuolos, vesículas e canalículos, envolvido na síntese de proteínas, lípidos e hormonas.

  • Complexo de Golgi: Conjunto de cisternas achatadas e vesículas que intervêm em fenómenos de secreção.

  • Lissomas: Estrutura esféricas rodeadas por uma membrana simples, que contêm no seu interior enzimas que intervêm na decomposição de moléculas e estruturas celulares.

  • Ribossomas: São pequenas estruturas constituídas por duas porções, estas são fundamentais para a síntese de proteínas.

  • Parede celular: Envolve as células vegetais conferindo-lhes protecção e suporte.

  • Centríolos: Estes intervém na divisão celular e têm uma estrutura cilíndrica.

  • Citosqueleto: Rede de fibras existente no citoplasma que matem a forma da célula.

A célula

O entendimento biológico dos processos biológicos depende do conhecimento da célula enquanto unidade fundamental da vida. Esta é a unidade e estrutural de todos os seres vivos. A célula tem dimensões muito reduzidas e devido a isso na década de 1930 a invenção do microscópio tornou possível a obtenção de imagens muito ampliadas e detalhadas da sua estrutura.

Legenda: Primeiro microscopio que apareceu


Quais as principais diferenças e semelhanças de uma célula animal e vegetal?


Apesar de existirem algumas diferenças estruturais entre as células animais e células vegetais estas possuem três constituintes fundamentais: membrana, o citoplasma e o núcleo.

















Legenda: Na primeira imagem estamos perante uma celula vegetal e na segunda uma célula animal.

Reflexão:
Na realidade, a invenção do microscopio foi um passo muito importante na consolidação da biologia moderna, abrindo as portas ao desenvolvimento cientifico. É possivel diferenciar as celulas devido á sua constituiçao por exemplo as células vegetais têm parede celular e cloroplastos, o que não existem na célula animal, por sua vez esta possui centríolos.
Fontes:


terça-feira, 10 de março de 2009

"Tursiops truncatus" - Golfinho

Caracteristicas Morfológicas

O golfinho possui um corpo forte, tem o bico curto e largo e distinto da cabeça. O seu corpo é aerodinâmico uma vez que lhe permite deslizar rapidamente através das águas dos oceanos, possui dentes fortes, cerca de 18 a 27 pares, as comunicaçoes sao feitas através de uma gama de sons emitidos a partir da bolsa nasal localizada na testa. As suas cores podem variar desde o creme a cinza ou mesmo preta, geralmente a barriga apresenta cores mais claras que o dorso.Em geral um golfinho pode atingir os 4metros, pesar 250 Kg e viver cerca de 40 anos.


Distribuição e abundância em Portugal e no Mundo

  • Em Portugal-continental

Ao longo da Costa Portuguesa, é possível encontrar algumas espécies destes animais com alguma facilidade como, nos Açores e na Madeira. No entanto, a única colónia permanente que existe vive no estuário do Sado.

  • No mundo

Podemos encontrar este tipo de espécies espalhados um pouco por todo o mundo como por exemplo nos Oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.

Habitat e comportamento

  • Habitat

Esta espécie pode-se encontrar em todos os mares temperados do mundo, parecendo só evitar as frias águas mais perto dos pólos, podendo inclusive penetrar em baia e ocasionalmente penetra em rios.

  • Alimentação

Os golfinhos em geral alimentam-se de peixes pequenos, lulas, polvos e crustáceos.

  • Comportamento
O golfinho é uma espécie que normalmente viaja em grupo para encontrar comida ou localizar águas com temperaturas preferidas. Este desloca-se velozmente podendo vir a atingir uma velocidade de 12 milhas por hora. Apresenta uma grande variedade de vocalizações.


Estatuto de conservação

• Captura ou industrial;
• Aprisionamento nas redes de pesca; ------> Diminuição da espécie
• Poluição;
• A destruição do habitat;
• Escassez do alimento;




Medidas de conservação (em Portugal)

O golfinho é protegido pela CITES(Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção) que Procura proteger a vida selvagem em risco devido ao comércio internacional. A espécie esta esta registada no anexo II em que inclui as espécies que não são necessariamente ameaçadas de extinção no presente mas que podem vir a ser no futuro.


Reflexão:

Ao elaborar este trabalho consegui elucidar o meu conhecimento pelos golfinhos. É uma espécie bastante admirável por mim, devido ao seu comportamento com o homem e a sua inteligência, sim é verdade o golfinho é um animal dotado com uma grande inteligência que leva ao facto de os biólogos se interessem pelo seu estudo, estes ao serem treinados tem capacidade para executarem uma grande variedade de tarefas, algumas de grande complexidade. Apesar de o golfinho ser uma espécie admirável, o Homem procede a caças ilegais muitas vezes para o seu próprio consumo alimentar, o que provoca a extinção da espécie.

Fontes:

http://olhares.aeiou.pt/baia_dos_golfinhos_foto1367085.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Golfinho
http://www.madeiranature.com/index/cms/page/-/page/nature_fauna_mammals/lang/pt/articleId/303/articleTitle/golfinho-comum
http://animaldiversity.ummz.umich.edu/site/accounts/information/Tursiops_truncatus.html

terça-feira, 3 de março de 2009

Sistemas de classificação- Reinos.

  • Reino Monera

Constituído por organismos unicelulares e procariontes. Exemplo: Bactérias do iogurte

  • Reino Prtotista
Constituído na sua maioria por organismos unicelulares e eucariontes sendo alguns dos seres pluricelulares. Exemplo:Amibas
  • Reino Fungi

Constituído por seres unicelulares e seres pluricelulares, sendo todos eucariontes. Exemplo: As algas

  • Reino Plantae
Constituído por seres pluricelulares eucariontes. Exemplo: Musgos (plantas)
  • Reino Animalia
Constituído por seres pluricelulares e eucariontes. Exemplo: Medusas



Reflexão:

Aqui esta apresentado de forma objectiva o estudo de classificação de sistemas.Os sistemas de classificação utilizam-se para agrupar os organismos de acordo com as suas relações filogenéticas e dessa forma facilitarem a compreensão da evolução e da actual diversidade.

Fontes:

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.csgnet.org/mop/Glossario/hugo/sistem.png&imgrefurl=http://www.csgnet.org/mop/Glossario/hugo/Letra%2520S.html&usg=__GbansVCF5v5xN5S-OkaJ1tIBWVU=&h=473&w=455&sz=308&hl=pt-PT&start=7&um=1&tbnid=N75uklR-sxu_SM:&tbnh=129&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Dsistemas%2Bde%2Bclassifica%25C3%25A7ao%2Breinos%26hl%3Dpt-PT%26um%3D1

Viva a BIOLOGIA :)

No primeiro período abordamos a temática da geologia partindo neste segundo período para a biologia. Este é um tema que desperta bastante o meu interesse pois vamos poder estudar o Ser vivo e mesmo o nosso planeta.