quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Tucano

O Tucano sendo o nome científico Ramphastos toco distribui-se pela região Norte e Central da América do Sul. O seu habitat natural são as Florestas tropicais. É uma espécie omnívora, alimentando-se de animais e de vegetais. Come principalmente frutas, insectos, ovos de outras aves e as crias destas. É com o bico, também, que o Tucano captura pequenos lagartos e lagartixas para complementar a sua alimentação. Mede entre 55 e 61 cm de comprimento e o seu peso varia entre 530 g a 550 g. Apresenta um período de gestação em que os ovos eclodem após 18 dias de incubação. O seu tempo médio de vida é 15 anos. A sua existência esta ameaçada no seu habitat natural, a selva amazónica, mas através de grandes esforços já existe um aumento no número destas aves.

Fontes:
http://mundo_animal.blogs.sapo.pt/3228.html

Sismo sentido em Portugal Continental

"Um sismo de magnitude 6.0 graus na escala de Richter foi sentido em sentido em todo o país, pelas 1.37 horas desta quinta-feira, sobretudo no Algarve e na área metropolitana de Lisboa. A intensidade do abalo sísmico sentido à 01:37 em Portugal Continental foi calculada em 6,0 na escala de Richter pelo Instituto de Meteorologia de Portugal, enquanto a congénere norte-americana, USGS, avaliou em 5,7.

Segundo o Instituto de Meteorologia, o epicentro do sismo localizou-se a cerca de 100 quilómetros a oés-sudoeste do Cabo de São Vicente e foi sentido em todo o território continental, incluindo regiões do Norte domo Aveiro e Braga. O sismo teve já "três réplicas de magnitude substancialmente mais baixa", indicou uma fonte daquele Instituto.

Os instrumentos registaram que o sismo teve a duração de alguns minutos, mas apenas foi sentido pelas pessoas durante cinco a oito segundos, disse a mesma fonte.
Não existe qualquer registo de vítimas ou danos materiais causados pelo abalo."


domingo, 6 de dezembro de 2009

Terra desafio Global

Alterações Climáticas e Aquecimento Global são termos cada vez mais usados nos dias que correm. Mas o que significam, realmente? Terra desafio global foi um tema abordado no reporter TVI que nos ajuda a compreender melhor as respostas a estas perguntas. Através de uma máquina no tempo, avançámos 20, 30 anos, e vimos que os adultos do futuro vão viver num mundo com mais secas, inundações, desastres naturais e escassez de água... Consequência imediata: mais fome e novos conflitos mundiais.
Portugal poderá ficar cada vez mais parecido com o norte de África e, no outro extremo, a gélida Noruega poder-se-á tornar um país bem mais ameno.
Deixo-vos o link da reportagem que mostra como ficará o Planeta Azul à medida que se torna cada vez mais vermelho.
http://www.tvi24.iol.pt/iframe_galeria.html?mul_id=13199146