terça-feira, 10 de março de 2009

"Tursiops truncatus" - Golfinho

Caracteristicas Morfológicas

O golfinho possui um corpo forte, tem o bico curto e largo e distinto da cabeça. O seu corpo é aerodinâmico uma vez que lhe permite deslizar rapidamente através das águas dos oceanos, possui dentes fortes, cerca de 18 a 27 pares, as comunicaçoes sao feitas através de uma gama de sons emitidos a partir da bolsa nasal localizada na testa. As suas cores podem variar desde o creme a cinza ou mesmo preta, geralmente a barriga apresenta cores mais claras que o dorso.Em geral um golfinho pode atingir os 4metros, pesar 250 Kg e viver cerca de 40 anos.


Distribuição e abundância em Portugal e no Mundo

  • Em Portugal-continental

Ao longo da Costa Portuguesa, é possível encontrar algumas espécies destes animais com alguma facilidade como, nos Açores e na Madeira. No entanto, a única colónia permanente que existe vive no estuário do Sado.

  • No mundo

Podemos encontrar este tipo de espécies espalhados um pouco por todo o mundo como por exemplo nos Oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.

Habitat e comportamento

  • Habitat

Esta espécie pode-se encontrar em todos os mares temperados do mundo, parecendo só evitar as frias águas mais perto dos pólos, podendo inclusive penetrar em baia e ocasionalmente penetra em rios.

  • Alimentação

Os golfinhos em geral alimentam-se de peixes pequenos, lulas, polvos e crustáceos.

  • Comportamento
O golfinho é uma espécie que normalmente viaja em grupo para encontrar comida ou localizar águas com temperaturas preferidas. Este desloca-se velozmente podendo vir a atingir uma velocidade de 12 milhas por hora. Apresenta uma grande variedade de vocalizações.


Estatuto de conservação

• Captura ou industrial;
• Aprisionamento nas redes de pesca; ------> Diminuição da espécie
• Poluição;
• A destruição do habitat;
• Escassez do alimento;




Medidas de conservação (em Portugal)

O golfinho é protegido pela CITES(Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção) que Procura proteger a vida selvagem em risco devido ao comércio internacional. A espécie esta esta registada no anexo II em que inclui as espécies que não são necessariamente ameaçadas de extinção no presente mas que podem vir a ser no futuro.


Reflexão:

Ao elaborar este trabalho consegui elucidar o meu conhecimento pelos golfinhos. É uma espécie bastante admirável por mim, devido ao seu comportamento com o homem e a sua inteligência, sim é verdade o golfinho é um animal dotado com uma grande inteligência que leva ao facto de os biólogos se interessem pelo seu estudo, estes ao serem treinados tem capacidade para executarem uma grande variedade de tarefas, algumas de grande complexidade. Apesar de o golfinho ser uma espécie admirável, o Homem procede a caças ilegais muitas vezes para o seu próprio consumo alimentar, o que provoca a extinção da espécie.

Fontes:

http://olhares.aeiou.pt/baia_dos_golfinhos_foto1367085.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Golfinho
http://www.madeiranature.com/index/cms/page/-/page/nature_fauna_mammals/lang/pt/articleId/303/articleTitle/golfinho-comum
http://animaldiversity.ummz.umich.edu/site/accounts/information/Tursiops_truncatus.html

Sem comentários: