domingo, 22 de novembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Mutação: alteração brusca do material genético.
RNA: designado por ácido ribonucleico, quimicamente próximo do DNA.
DNA: designado por ácido desoxirribonucleico, é o suporte molecular da informação genética.
Homeostasia: é a propriedade de um sistema aberto, seres vivos especialmente, de regular o seu ambiente interno de modo a manter uma condição estável, mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico controlados por mecanismos de regulação interrelacionados.
Hematose: O intercâmbio de gases entre a superficície respitatória e o fluído circulante, em regra o sangue.
Xilema: Tecido das plantas vasculares por onde circula a água com sais minerais dissolvidos - a seiva bruta .
Floema: Tecido das plantas vasculares com função de levar a seiva elaborada pelo caule até à raiz e aos órgãos de reserva.
Seres fotoautotróficos: recorrem a luz para a produção de matéria orgânica, num processo designado fotossintese.
Seres quimioautotróficos: obtêm a energia a partir da oxidação de compostos inorgânicos, num processo designado quimiossintese.
Endocitose:
O material é transportado através de invaginações da membrana. Essas invaginações progridem para o interior e separam-se da membrana, constituindo vesículas endocíticas. Distinguem-se dois tipos de endocitose: a fagocitose e a pinocitose.Exocitose: É o processo inverso à endocitose, no qual as células libertam para o meio extracelular substâncias armazenadas em vesículas exocíticas. Na exocitose, as vesículas de secreção fundem-se com a membrana plasmática, libertando o seu conteúdo para o meio extracelular. A exocitose é fundamental para a célula se livrar de resíduos da digestão intracelular.
Transporte mediado:
a passagem de substâncias através da menbrana depende da acção de moléculas transportadoras.> Difusão facilitada: a substância move-se de acordo com o gradiente de concentração, do local onde existe em maior concentração para o local onde existe em menor concentração sem gastos de energia e com intervenção das proteínas transportadoras.
> Transporte activo: as substâncias migram do local onde existem em menor concentração para o local onde existem em maior concentração, isto é, contra o seu gradiente de concentração.
Neste tipo de transporte é necessário que haja gasto de energia e intervenção de proteínas transpirtadoras.
Transporte não mediado: as substâncias passam livremente através da membrana plasmática, sem que haja intervenção de proteínas transportadoras em todo o processo.
> Difusão simples:as moléculas movimentam-se do meio onde a sua concentração é mais elevada para o meio em que a sua concentração é mais baixa,isto é, a favor do seu gradiente de concentração. Esta é considerada um tipo de transporte passivo pois não implica gastos energéticos (ATP) para a célula.
> Osmose: movimentação da água por difusão, através de uma membrana semipermeável. O fluxo de água faz-se sempre do meio com menor concentração em soluto (hipotónico), para o meio com maior concentração em soluto (hipertónico).
Seres heterotróficos: necessitam de obter matéria orgânica a partir do meio ambiente, já que não a conseguem produzir. Esta matéria orgânica é ingerida sob a forma de nutrientes que podem, depois, ser metabolizados em energia ou incorporados nas células.
Membrana Celular: Constitui uma barreira selectiva entre o meio intracelular e extracelular. Esta membrana é sensivel a estímulos do meio.
Células procarióticas: São formadas por uma só célula muito simples e não tem núcleo organizado.
Células eucarióticas: São células mais complexas que têm um núcleo organizado dilimitado por um invólucro. Estas células podem ser unicelulares e pluricelulares.
Decompositores: Obtem matéria orgânica a partir de outros seres vivos, decompondo os cadaveres e excrementos.
Consumidores: São seres heterótroficos, ou seja, não são capazes de produzir o próprio alimento. Alimentam-se da matéria elaborada pelo produtor.
Sem comentários:
Enviar um comentário