domingo, 29 de novembro de 2009

sábado, 28 de novembro de 2009

Alterações climáticas estão a tornar peixes cada vez mais pequenos

Os peixes das águas europeias perderam metade da sua massa corporal no espaço de algumas décadas, por causa do efeito das alterações climáticas, concluiu um estudo do instituto francês Cemagref, publicado hoje nos Estados Unidos.
Os investigadores deste instituto público especializado na gestão sustentável das águas e dos territórios estudaram as populações de peixes nos rios europeus, no Mar do Norte e no Mar Báltico.
A sua conclusão, publicada na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”, é que as diferentes espécies de peixes perderam em média 50 por cento da sua massa corporal nos últimos 20 ou 30 anos. Além disso, acrescentam, a massa total dos peixes que vivem nas águas europeias baixou 60 por cento.




Fonte :http://diariodoambiente.blogs.sapo.pt/279341.html

Natureza

"Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."




Cegonha Preta em vias de extinção

A Cegonha Preta tem uma plumagem branca no ventre, e negra no dorso, cauda, cabeça e pescoço, o bico e as patas são são de cor vermelha viva no adulto, são esverdeados e bastante mais claros nos juvenis, como as suas cores são metálicas, aquando de dias de sol podem reflectir a luz e parecer ao longe ser um animal muito mais claro.

Vive em regiões com muitas árvores, normalmente junto a lagos, rios e terras pantanosas cercadas de árvores, mas em Portugal habita em regiões mais interiores, inóspitas e isoladas, e nos troços internacionais dos rios Douro, Tejo e Guadiana.

Alimenta-se em zonas ribeirinhas, e é raramente observada em terrenos áridos , alimenta-se principalmente de peixe.
A época de reprodução é entre Março e o final de Verão, a nidificação demora cerca de 20 dias mas ocorre casos que demora um pouco mais.

A razão pela qual se encontra em extinção é simples, pela intervenção humana que destrói muitas vezes o seus habitat, e ainda quando os agricultores utilizam produtos químicos que indirectamente está a envenená-la.



Temas DNA, Ciência e Sociedade - A descoberta do DNA

A Descoberta do DNA

Podemos considerar o DNA como a pedra angular da vida.
A história da descoberta do DNA começa na simplicidade das observações do médico Friedrich Miescher, em 1869. Este médico começou por observar e estudar a química das células no pus humano. Trabalhando com ligaduras usadas em ferimentos.O seu objectivo principal era investigar as proteínas celulares.
Numa experiencia, Miescher conseguiu um precipitado que não coincidia quimicamente com todas as substâncias proteicas conhecidas. Essa nova substância tinha um alto teor em fósforo e concentrava-se no núcleo sendo designada "nucleina" (desoxirribonucleico ou DNA).
Com o aperfeiçoamento dos métodos de extracção e purificação da nova substância, foi evidenciado que esta, para além de estar na célula do pus também estava presente por exemplo no fígado e rins.Miescher chegou a especular que esta nova substância poderia ter um papel na transmissão de características hereditárias, mas posteriormente rejeitou a ideia.
Foi no ano de 1909 que o químico Levene, identificou correctamente a ribose, como um açúcar de dois tipos de ácidos: o ácido ribonucleico e o desoxirribonucleico.

Finalmente, em 1944 Avery, consegue mostrar que é o DNA, que permitia o transporte das informações hereditárias e não a proteína ou RNA. Erwin Chargaff, foi quem determinou as proporções dos quatro compostos presentes no DNA :

  • adenina (A);
  • citosina (C);
  • guanina (G);
  • timina (T);

Em 1950 conclui que a quantidade de guanina e adenina combinadas, é igual à citosina e timina combinadas.
Na década de 1940, Erwin confirmou a conclusão do grupo de Avery . O DNA é o material genético, e não a proteína. Os ácidos nucléicos apresentam-se em dois tipos: DNA (ácido desoxirribonucleico)e RNA (ácido ribonucleico. As bases são as mesmas em ambas as moléculas, com excepção do uracilo, que substitui a timina no RNA.

Reflexão:

Aqui esta apresentado o trabalho que nos foi proposto pelo Professor José Salsa. O meu tema era a Descoberta do DNA. Acho que este foi um trabalho interessante de elaborar, ficando deste modo a conhecer mais um pouco do motor que liga todas as coisas, desde a menor para a maior. Que liga famílias através das gerações, na aparência e personalidade, na saúde e na doença.


domingo, 22 de novembro de 2009

Reprodução

Reprodução - Capacidade de construir descendência portadora de genes dos progenitores assegurando a renovação continua de espécies e a transmissão da informação genética de geração em geração.


- Reprodução Assexuada
  • Vantagens: Possibilita uma rápida produção de indivíduos com pouco gasto de energia,a formação de clones e a colonização de habitantes a partir de um só individuo.

  • Desvantagens: Diversidade praticamente nula e dessa forma não favorece a evolução das espécies. Existe uma difícil adaptação e alterações ambientais.

Exemplo: Estrela-do-mar


- Reprodução Sexuada

  • Vantagens: Descendentes com grande variabilidade de caracteristicas, maior capacidade de sobrevivência face a mudanças ambientais e favorece a evolução para novas formas.

  • Desvantagens: Processo lento com grandes gastos de energia na formação de gâmetas nos processos que culminam na fecundação.

Exemplo: Caracóis






Natureza

" A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas. " Johann Goethe


Ciclo celular






Reflexão:
Nesta postagem está representado o ciclo celular sendo este um processo fundamental á vida humana, pois permite o crescimento e regeneração dos tecidos.
Fontes: Apontamentos dados pelo Professor









Descoberta de água na lua

Reflexão:
A existência de agua na lua era um segredo guardado á milhões de anos. Foi no dia 9 de Outubro que a NASA lançou uma sonda contra a cratera para estudar os destroços provocados. Este impacto levantou uma nuvem de detritos com grandes quantidades de vapor de água. Os cientistas conseguem provar deste modo a existência de agua na superfície lunar. Podemos então dizer que esta descoberta abre não só uma porta para os mistérios do nosso vizinho mais próximo, mas também para o conhecimento do sistema solar.

Fontes::

domingo, 15 de novembro de 2009

Alterações do material genético

Mutação
Alteração brusca do DNA. Podem ser:
As mutações são raramente hereditárias. São fonte primária de informação genética e por vezes a chave do sucesso evolutivo dos seres humanos.







Reflexão
Podemos concluir que o material genético nao é estatico, ou seja pode dar-se uma mudança na sequência das bases azotadas das moléculas de DNA, o que vai conduzir a alteração das proteinas fabricadas. Como estas proteínas estão designadas a ter funções especificas e fundamentais no organismo,por sua vez podem originar uma doença.
Fontes:
Cientic