quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

As zebras são brancas com riscas pretas ou pretas com riscas brancas?

Os zoólogos ainda não desvendaram todos os mistérios genéticos que existem por trás da pelagem que caracteriza a zebra. O padrão de cores alternadas funciona como um desvio de calor. Acredita-se que as riscas podem desviar cerca de 70% do calor que atinge o corpo.
Nas zebras as riscas possuem estratégias diferentes: como elas vivem em rebanhos, os especialistas acreditam que a massa de riscas possam confundir os predadores ao agir como ilusão de óptica que dificulta distinguir os espécimes individuais. Consequentemente, um grupo de 10 zebras pode parecer um gigantesco borrão listrado que um leão preferiria não encarar sozinho.
É fácil identificar uma zebra pela sua pelagem branca e preta. Mas ela é branca com riscas pretas ou o contrário? Bom, a genética é que determina a variedade de riscas das zebras. As riscas são como impressão digital, ou seja: cada zebra do mundo possui um padrão de riscas diferente.Se pesquisarmos para obter umaa resposta, não demorará a encontrar muitas explicações conflitantes.
Os especialistas descrevem geralmente, a pelagem de uma zebra como ”PRETO COM RISCAS BRANCAS”. As zebras possuem o pelo preto, e as riscas brancas ficam onde não existe pigmentação. Ao observar de perto, é possível confirmar que a maioria das zebras tem pele escura por cima do pelo. Porém, nada foi confirmado cientificamente!




Fontes:

http://diariodebiologia.com/2009/11/as-zebras-sao-brancas-com-listras-pretas-ou-pretas-com-listras-brancas/

1 comentário:

Unknown disse...

acho que sao brancas com riscas pretas