quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

"Quando os homens não olham para a natureza, julgam sempre poder melhorá-la." John Ruskin


Lince- Ibérico

O Lince-Ibérico, de nome científico Lynx pardinus, distribui-se por Portugal e Espanha.
Tem como habitats preferenciais os bosques e matagais mediterrânicos onde procura abrigo. Alimenta-se quase exclusivamente de coelhos-bravos, no entanto, a sua dieta pode ser complementada com roedores, aves e crias de cervídeos. Apresenta um comprimento de 80 cm até 110 cm, mais cauda de 11 a 13 cm. O seu peso varia entre os 10 kg até 13 kg. O seu tempo médio de vida pode ir até aos 13 anos.
O lince-ibérico é actualmente considerado o felino mais ameaçado do mundo e encontra-se classificado como espécie em perigo de extinção pelos Livros Vermelhos de Portugal, Espanha e UICN. Também se encontra protegido pela Convenção de Berna e pela Convenção que regulamenta o Comércio de Espécies Selvagens, sendo considerado pela Directiva Habitats como uma espécie prioritária. As principais ameaças à sua sobrevivência são a acentuada regressão do coelho-bravo e a destruição dos habitats mediterrânicos.


Fontes:
http://mundo_animal.blogs.sapo.pt/3228.html

As zebras são brancas com riscas pretas ou pretas com riscas brancas?

Os zoólogos ainda não desvendaram todos os mistérios genéticos que existem por trás da pelagem que caracteriza a zebra. O padrão de cores alternadas funciona como um desvio de calor. Acredita-se que as riscas podem desviar cerca de 70% do calor que atinge o corpo.
Nas zebras as riscas possuem estratégias diferentes: como elas vivem em rebanhos, os especialistas acreditam que a massa de riscas possam confundir os predadores ao agir como ilusão de óptica que dificulta distinguir os espécimes individuais. Consequentemente, um grupo de 10 zebras pode parecer um gigantesco borrão listrado que um leão preferiria não encarar sozinho.
É fácil identificar uma zebra pela sua pelagem branca e preta. Mas ela é branca com riscas pretas ou o contrário? Bom, a genética é que determina a variedade de riscas das zebras. As riscas são como impressão digital, ou seja: cada zebra do mundo possui um padrão de riscas diferente.Se pesquisarmos para obter umaa resposta, não demorará a encontrar muitas explicações conflitantes.
Os especialistas descrevem geralmente, a pelagem de uma zebra como ”PRETO COM RISCAS BRANCAS”. As zebras possuem o pelo preto, e as riscas brancas ficam onde não existe pigmentação. Ao observar de perto, é possível confirmar que a maioria das zebras tem pele escura por cima do pelo. Porém, nada foi confirmado cientificamente!




Fontes:

http://diariodebiologia.com/2009/11/as-zebras-sao-brancas-com-listras-pretas-ou-pretas-com-listras-brancas/

Darwinismo


Charles Darwin, naturalista Inglês desenvolveu a teoria evolucionista mais credível para explicara a origem das espécies. De entre os vários contributos para a sua teoria salientam-se os dados recolhidos durante uma viagem e as observações efectuadas, em especial no arquipélago dos Galápagos.
De acordo com Darwin, os seres vivos mais aptos de uma população sobrevivem e transmitem os caracteres mais favoráveis. Dado que o o ambiente não possui os recursos necessários para a sobrevivência de todos os indivíduos que nascem, deverá ocorrer a luta pela sobrevivencia durante a qual serão eliminados os menos aptos.

Fontes: Preparação para o exame nacional

Lamarckismo




Foi em 1809, Jean Baptiste Lamarck propôs uma explicação para a evolução dos seres vivos. Admitia uma progressão constante e gradual dos organismos mais simples para os mais complexos. Essa progressão ocorreria segundo dois princípios:


  • Lei do uso e do desuso

Para Lamarck, o ambiente é o principal agente responsável pela evolução dos seres vivos. A necessidade que os seres sentem de se adaptar a novas condições ambientais, resultantes de alterações do ambiente, conduz ao uso ou ao desuso contínuo de certos órgãos. Deste modo a função que o órgão desempenha acabará por determinar a sua estrutura como forma de adaptação ao meio.

  • Lei da herança de caracteres adquiridos

Lamarck considerava que as transformações sofridas, provocadas pelo ambiente, quer no sentido do desenvolvimento do órgão quer na sua atrofia, eram transmitidas à descendência. Essas pequenas transformações, ao acumularem-se ao longo de gerações sucessivas, provocariam o aparecimento de novas espécies, funcionando assim como o principal factor de evolução.


Fontes: http://sti.br.inter.net/rafaas/biologia-ar/images/494.jpg
Preparação para o exame nacional;
Apontamentos da aula

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Evolução

Fixismo versus Evolucionismo

  • Fixismo
    Segundo uma visão fixista, as espécies são unidades fixas e imutáveis que, num mundo igualmente estático surgiam independentemente umas das outras. O criacionismo defendia que todos os seres vivos tinham sido obra divina e que por isso eram perfeitos e não precisavam de sofrer alterações.

  • Evolucionismo
    Numa perspectiva evolucionista, admite-se que as espécies se alteram de forma lenta e progressiva ao longo do tempo, originando outras espécies.

Fontes:

Apontamentos da aula

domingo, 10 de janeiro de 2010

"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." Saint-Pierre