sábado, 28 de novembro de 2009

Temas DNA, Ciência e Sociedade - A descoberta do DNA

A Descoberta do DNA

Podemos considerar o DNA como a pedra angular da vida.
A história da descoberta do DNA começa na simplicidade das observações do médico Friedrich Miescher, em 1869. Este médico começou por observar e estudar a química das células no pus humano. Trabalhando com ligaduras usadas em ferimentos.O seu objectivo principal era investigar as proteínas celulares.
Numa experiencia, Miescher conseguiu um precipitado que não coincidia quimicamente com todas as substâncias proteicas conhecidas. Essa nova substância tinha um alto teor em fósforo e concentrava-se no núcleo sendo designada "nucleina" (desoxirribonucleico ou DNA).
Com o aperfeiçoamento dos métodos de extracção e purificação da nova substância, foi evidenciado que esta, para além de estar na célula do pus também estava presente por exemplo no fígado e rins.Miescher chegou a especular que esta nova substância poderia ter um papel na transmissão de características hereditárias, mas posteriormente rejeitou a ideia.
Foi no ano de 1909 que o químico Levene, identificou correctamente a ribose, como um açúcar de dois tipos de ácidos: o ácido ribonucleico e o desoxirribonucleico.

Finalmente, em 1944 Avery, consegue mostrar que é o DNA, que permitia o transporte das informações hereditárias e não a proteína ou RNA. Erwin Chargaff, foi quem determinou as proporções dos quatro compostos presentes no DNA :

  • adenina (A);
  • citosina (C);
  • guanina (G);
  • timina (T);

Em 1950 conclui que a quantidade de guanina e adenina combinadas, é igual à citosina e timina combinadas.
Na década de 1940, Erwin confirmou a conclusão do grupo de Avery . O DNA é o material genético, e não a proteína. Os ácidos nucléicos apresentam-se em dois tipos: DNA (ácido desoxirribonucleico)e RNA (ácido ribonucleico. As bases são as mesmas em ambas as moléculas, com excepção do uracilo, que substitui a timina no RNA.

Reflexão:

Aqui esta apresentado o trabalho que nos foi proposto pelo Professor José Salsa. O meu tema era a Descoberta do DNA. Acho que este foi um trabalho interessante de elaborar, ficando deste modo a conhecer mais um pouco do motor que liga todas as coisas, desde a menor para a maior. Que liga famílias através das gerações, na aparência e personalidade, na saúde e na doença.


Sem comentários: