segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Sismo India 2001.

Local de Ocorrência

Este sismo ocorreu no Oeste da Índia no estado de Gujarat. O seu epicentro foi aproximadamente 12,5 milhas a nordeste da cidade de Bhachau.
A profundidade do sismo foi de 23,6 km e durou cerca de 90 segundos.



Data e magnitude

  • O grande sismo foi sentido em 26 de Janeiro de 2001 por volta das 8:46 (hora local na Índia). Nos dias seguintes houve várias réplicas.

  • Inicialmente este sismo foi classificado com uma magnitude de 7.9 na escala de Richter sendo revisto para uma magnitude 7,7.


Contexto tectónico

Este sismo ocorreu ao longo de uma fronteira tectónica que é caracterizada por intensa actividade sísmica. Esta fronteira foi formada devido á acumulação de altas tensões que deu origem à colisão entre a placa indiana e euro-asiática, formando assim uma zona de convergência. Este sismo foi também considerado intraplaca, pois está localizado no interior das placas. Apesar deste terramoto ter ocorrido próximo da zona costeira ocidental da índia não houve nenhum tsunami como era esperado pois estes formam-se geralmente em zonas de subducção e como ambos os blocos são continentais tem a mesma densidade material ou seja, seria necessária a colisão entre uma placa oceânica e uma placa continental.

Curiosidades / observações

  • Nos dias e semanas seguintes do grande sismo, fortes réplicas (cerca de 300) continuaram a atingir Gujarat. Uma delas abrangeu uma magnitude de 5,3 na escala de Richter, com epicentro no nordeste de Bhachau, cidade que foi gravemente danificada.

  • Este sismo foi sentido em vários locais como Nova Delhi, Calcutá, Nepal e Bangladesh.

  • Houve cerca de 20000 mortes e 167.000 feridos, cerca de 90% de habitações e escolas foram destruídas, sendo este sismo classificado como uma das piores catástrofes a atingir a Índia nos últimos 50 anos a nível de mortes e danos materiais

    Fontes:

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u19164.shtmlhttp://translate.google.com/translate?hl=pt-PT&langpair=enpt&u=http://www.drgeorgepc.com/Earthquake2001India.html&prev=/translate_s%3Fhl%3Dpt-PT%26q%3Dsismo%2Bna%2Bindia%2B2001%26tq%3D2001%2Bearthquake%2Bin%2Bindia%26sl%3Dpt%26tl%3Den




1 comentário:

Unknown disse...

BOM, MUITO BOM, EXELENTE, FENOMENAL, FANTÁSTICO, IMPRESSIONANTE, MONUMENTAL, NUNCA ANTES VISTO.