domingo, 1 de fevereiro de 2009

Vulcanologia

As principais manifestaçoes vulcanicas classificam-se em vulcanismo tipo central e vulcanismo tipo fissural.


>Um vulcao pode ser definido como uma estrutura geologica caracteristica de um tipo de vulcanismo central onde ocorre a ascensao de materiais com origem no interior da terra.Geralmente um vulcão é formado por:

  • um cone vulcanico que podem estar associados cones secundarios;
  • uma cratera;
  • uma chamine vulcanica;
  • uma camara magmatica que constitui a bolsada magmatica;






> No vulcanismo de tipo fissural, as erupções ocorrem ao longo de fendas alongadas, frequentemente, por varios quilometros. Dai pode resultar a formação de grandes planaltos vulcânicos continentais ou a geração d fundos oceanicos.




Tipos de Actividade Vulcanica


A actividade vulcanica é variável e diversificada, podendo apresentar características diferentes consoante as propriedades químicas do magma, que, juntamente com a temperatura e o teor em água e gases, determinam a maior ou menor viscosidade da lava (ou a fluidez da lava) e as condições de expulsão dos gases existentes. De uma forma geral, podemos considerar três tipos de erupções vulcánicas:


  • Efusiva- Emissão lenta de lavas em forma de escoadas. Os magmas são essencialmente fluídos e os gases libertam-se suavemente. Cones em geral baixos e de vertentes suaves.



  • Explosiva- Projecção de grandes quantidades de materiais sólidos. Os magmas são viscosos e os gases libertam-se de forma violenta e em algumas situações formam-se nuvens ardentes. Cones de piroclastos, em geral altos e com vertentes íngremes. Por vezes ocorrem domas ou agulhas.




  • Mista- Alternância de explosões violentas e emissão lenta de lavas. O cone tem camadas alternadas de piroclastos e lava solidificada.



Materiais Vulcanicos

Durante as erupções vulcanicas são libertados materiais que podem ser classificados de acordo com os diferentes estados da matéria em que se encontram.


>Os materiais sólidos denominam-se piroclastos e podem ser classificados segundo o seu tamanho e forma.

  • Cinzas: menos de 2 mm;

  • Bombas: 60 mm a 1 m;

  • Lapilli: dimensão intermedia;


>Os materiais líquidos, que resultam da expulsão para a superfície da crosta do magma, com libertação de gases, denominam-se lavas.

  • Lavas pahoehoe ou encordeadas;

  • Lavas escoriáceas ou aa;

  • Lavas pillow ou em almofada;


Reflexão:

Esta foi uma das matérias que suscitou em mim bastante interesse, poder compreender qual a estrutura dos vulcões e até conhecer melhor o interior da terra devido ao material que este expelem. Podemos achar que um vulcão em erupção seja uma coisa magnifica, mas no entanto não o é, bem pelo contrario os vulcões são bastante perigosos.


FONTES:

COSTA Alexandre; MATOS Jorge; GAIBINO Rui: Eco Terra, 1ª edição Maio 2002

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://e-geo.ineti.pt/edicoes_online/diversos/guiao_tectonica_placas/images/Vulc%C3%A3o.gif&imgrefurl=http://e-geo.ineti.pt/edicoes_online/diversos/guiao_tectonica_placas/texto.htm&usg=__Gv9u5teV8eCUpoWLr1VOT80g8D8=&h=359&w=400&sz=43&hl=pt-BR&start=2&um=1&tbnid=0QaY4mqa7LPOzM:&tbnh=111&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Desquema%2Bvulcao%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1T4ADBF_pt-BRPT270PT271

Sem comentários: