quarta-feira, 5 de novembro de 2008

As Rochas...

Na natureza encontramos uma grande variedade de rochas. Podemos definir uma rocha como sendo um conjunto de vários minerais.

As rochas podem ser classificadas como :

  • Rochas Magmáticas - São rochas provenientes do magma.

    Podem ser classificadas em rochas magmáticas intrusivas ou plutónicas quando a sua solidificação ocorre no interior da crusta terrestre, ou , em rochas magmáticas extrusivas ou vulcânicas quando a sua solidificação ocorre na superfície da crusta terrestre.






  • Rochas Metamórficas - São rochas que foram formadas a partir de uma rocha preexistente ( magmática,metamórfica ou sedimentar) numa nova rocha que foram alteradas pelos efeitos de pressão e temperatura.








  • Rochas Sedimentares- São rochas que se formaram a partir de rochas pré-existentes, por processos de meteorização, erosão, transporte, deposição e diagénese.







Ciclo das Rochas:

O ciclo das rochas consegue explicar a formação e a transformação de diferentes rochas umas nas outras. Este é também uma prova de que o planeta Terra possui uma dinâmica própria e que esta em constantes modificações.


Reflexão:

Com o estudo das rochas e do seu ciclo verificamos que grande parte da crusta terrestre é formada por rochas. Cada rocha conta-nos uma pequena historia, pois através delas podemos obter informação sobre o passado. Afirmamos que o nosso planeta e geologicamente activo devido as grandes mudanças e transformações verificadas. No entanto estas transformações podem levar a que parte da historia da terra se "apague", mas como disse Lavoisier "... na natureza nada se cria, nada se perde, tudo e transforma"

Sem comentários: