sábado, 29 de novembro de 2008

Vulcão Pinatubo

Localização geográfica

O monte Pinatubo está localizado na ilha de Luzon, nas Filipinas.


Tipo de vulcão/vulcanismo

A erupção do Pinatubo foi explosiva, visto que a solidificação da lava na chaminé vulcânica funcionou como uma "rolha" que impediu a saída de gases, fazendo aumentar a pressão no interior do aparelho vulcânico originando uma explosão.



Características das erupções explosivas:

  • Tem magma ácido ;
  • A libertação de gases é muito brusca e violenta;
  • Pequeno teor em água mas mais de 60% em sílica;
  • A sua temperatura é pouco elevada ;

Contexto tectónico


A posição deste vulcão está directamente relacionada com a tectónica de placas. Este vulcão formou-se devido a convergencia da placa das Filipinas com a placa Euroasiatica formando assim uma zona de subducçao, estao situadas principalmente no anel de fogo.



Historial da actividade vulcânica


  1. O vulcão Pinatubo é classificado como sendo a maior catástrofe do século XX. Foi no dia 15 de Março de 1991,que uma série de terramotos atingiram o monte Pinatubo.
  2. Já no dia 2 de Abril o Pinatubo acordou do seu descanso de 600 anos, com pequenas erupções e centenas de terramotos diários.
  3. Finalmente no dia 12 de Junho ocorreu a primeira grande explosão, que lançou uma nuvem de cinzas vulcânicas, gases e rochas pulverizadas a 20 km de altura fazendo com que a pequena ilha parecesse um inferno pois ficou escura tanto de noite como de dia. A erupção do Pinatubo produziu uma cratera de 2,5 km de diâmetro.




Curiosidades / Observações

  • A erupção do Pinatubo coincidiu com a chegada de um Tufão, o que deu origem a uma chuva de lama vulcânica que fez com que inúmeras regiões ficassem destruídas.
  • Com a erupção do Pinatubo foram lançados para a atmosfera e estratosfera toneladas de cinzas e gases. Com os ventos da estratosfera houve uma distribuição global destas. Em consequência, nos dois anos seguintes a temperatura global da Terra baixou ligeiramente, pois menor quantidade de radiação solar chegou à troposfera devido a estas cinzas que tornaram a atmosfera mais opaca.
  • A última erupção do Pinatubo provocou inacreditavelmente a morte de cerca de 300 pessoas. Muitas vidas foram salvas devido ás previsões da erupção, permitindo que a população evacuasse a ilha.

http://http://www.youtube.com/watch?v=ZsvrE8QvMaU

3 comentários:

Unknown disse...

Qual é o tipo de erupção preciso de isso para um trabalho

Unknown disse...

explosiva

Felipe disse...

Qual é a placa tectónica do monte pinatubo?