domingo, 2 de novembro de 2008

Classificação de Sistemas.

Definição de Sistema: Um sistema é qualquer conjunto organizado de elementos em interacção, constituído por matéria e energia, independentemente da sua dimensão.


Tipos de sistema

  • Sistema Aberto- Ocorrem troca de matéria e energia com o meio envolvente.

  • Sistema Fechado- Ocorrem troca de energia mas não ocorrem troca de matéria entre si e o meio envolvente.
  • Sistema Isolado- Não ocorrem trocas de energia nem de matéria com o seu meio envolvente.


Podemos dizer então que a Terra é um sistema fechado, pois nela só há troca de energia com o exterior. Existem algumas implicações como por exemplo a quantidade de matéria neste sistema ser finita e ilimitada; a actividade humana provoca materiais poluentes criando assim consequências danosas para o planeta; ocorrendo alterações num subsistema as consequências destas poderão afectar todos os outros pois estes são abertos, dinâmicos e interdependentes entre si.

Reflexão:

Com a aprendizagem de classificação de sistemas podemos concluir que eles estão interligados entre si, ou seja, se algum subsistema da Terra sofrer uma modificação, todos os outros poderão ser alterados devido a isso. Um dos principais responsáveis por estas alterações é o Homem. Assim, penso que seria importante zelarmos pelo futuro do nosso planeta, começando por adoptar medidas cívicas tais como reduzir a poluição, fazer reciclagem de lixo e utilizar energias renováveis.




Sem comentários: