domingo, 30 de novembro de 2008

A lua

A Lua é um satélite natural geologicamente inactivo, que não possui atmosfera nem erosão (excluindo a provocada por impactismo). A teoria de formação da lua mais aceite defende que houve um impacto, que supõe que a Terra tenha chocado com um objecto pelo menos tão grande como Marte e ter-se-a formado a lua a partir do material ejectado da Terra.



A observação da superfície da lua permite-nos identificar dois tipos principais de relevo:
  • Os "mares lunares" - tem um relevo plano, tonalidade mais escura da superfície lunar sendo constituídos por rochas basálticas

  • Os "continentes lunares"- tem um relevo acentuado, , tem uma tonalidade mais clara sendo constituídos por anortosito. Reflectem cerca de 18% da luz do sol.


Reflexão:

Com o estudo da lua fiquei a saber que através desta nos foi permitido conhecer os primeiros 700 M.a da história da Terra. Uma consequência interessante é o facto de a lua influenciar as mares fazendo com que se afaste da Terra cerca de 3,8 cm por ano. Uma outra curiosidade é o do seu período de rotação coincidir com o de translação . " A lua é o nosso satélite, um pouco como a nossa segunda casa no espaço." por isso devemos estima-la.

Sem comentários: