domingo, 7 de junho de 2009

Obtenção de matéria pelos seres autotróficos

Fotossíntese

A fotossíntese é um processo complexo que envolve a utilização da energia luminosa na produção de substâncias orgânicas a partir de dióxido de carbono (CO2) e água (H2O), com libertação de oxigénio (O2). Este processo ocorre em todos os seres vivos que possuem pigmentos capazes de captar energia luminosa. Os principais pigmentos fotossintéticos presentes nas plantas e nas algas são as clorofilas, os carotenos, as xantofilas e as ficobilinas.





A fotossíntese desenvolve-se em duas etapas:



Reflexão:

Nesta postagem abordei um tema muito importante para o nosso planeta, a fotossíntese. Em síntese, este processo divide-se em duas etapas. Na 1º fase quando a luz é captada pelos pigmentos, gera um fluxo de electrões ao longo de uma cadeia de moléculas. A energia libertada por esta corrente de electrões é utilizada na síntese de ATP. Quando os electrões acabam por fluir forma-se um aceitador final - molécula reduzida de NADPH. È nesta fase que ocorre a fotólise da água em que a sua molécula é desdobrada em varias e o oxigénio se liberta no meio. Concluímos energia luminosa é convertida em energia química (do ATP).

Na 2º fase o dióxido de carbono combina-se com outras moléculas para produzir compostos orgânicos (glicose), parte para regenerar as moléculas do dióxido de carbono. Este processo implica a redução de moléculas cedidas pelo NADPH (formado na 1º fase) e a mobilização de energia armazenada nas moléculas do ATP.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotoss%C3%ADntese
http://madalenamalho.wordpress.com/unidade-1-obtencao-de-materia/
http://www.cientic.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=221:autotrofia-parte-ii&catid=21:obtencao-de-materia&Itemid=87
Preparar testes

Sem comentários: