Factores que condicionam a abertura/encerramento dos estomas
- Luz – maior luminosidade, maior taxa fotossintética. A planta, em consequência desse facto, produz O2, que terá de ser libertado, logo à estomas abertos.
- Dioxido de carbono– Quando o CO2 é baixo no interior da planta, este tem necessidade de abrir os estomas para captá-lo do exterior. O CO2 é fundamental para a realização da fotossíntese.
- Humidade do solo – quanta maior a quantidade de água no solo irá existir maior absorção, maior transpiração e os estomas serão abertos.
- Humidade atmosférica – Se a quantidade de humidade no ar for grande os estomas irão estar fechados
- Temperatura – quanto maior a temperatura maior transpiração os estomas estarão estomas abertos.
- Aumento da concentração de solutos – quanto maior a concentração de solutos na planta, maior a quantidade de água e maior pressão de turgescência, ou seja a abertura dos estomas é notavel.
- Vento – quando a intensidade do vento é elevada, a planta transpira mais. A maior transpiração leva à abertura dos estomas.
Legenda: Na 1ª figura o estoma está aberto e na 2ª encontra-se fechado.
Para nos ajudar a compreender esta matéria numa aula de laboratório realizamos uma experiência sobre a abertura e o fecho dos estomas. Preparamos três soluções diferentes e juntamos a fragmentos da epiderme do caule de tradescância e verificamos qual era a sua reacção e o grau de abertura a cada uma delas.
Fontes:
http://www.resumos.net/files/geologia12_2.doc
Prepara testes
Sem comentários:
Enviar um comentário