terça-feira, 16 de junho de 2009

Trocas gasosas nos animais

A espécie dos animais possui superfícies respiratórias que garantem que a quantidade de oxigénio difundido satisfaça as necessidades de todas as células do organismo. Portanto existe uma camada que se denomina superfície respiratória, onde a estrutura realiza a difusão dos gases entre o organismo e o meio que os envolve.

A difusão pode ocorrer directamente entre superfície respiratória e as células - difusão directa

A difusão pode ser realizada na superfície respiratória e o liquido circulante - difusão indirecta


Características que potenciam a eficácia da sua função:
  1. Espessura reduzida;
  2. vascularização elevada;
  3. Humidade elevada;
  4. Área superficial grande;

> Superficie corporal

Em alguns animais a superficie do seu corpo pode funcionar como orgão de trocas gasosa, sem necessidade de um sistema respiratório. Existem também os animais como a minhoca que utilizam como superfície respiratória os seus tegumentos, mas neste caso há a intervenção de um fluido transportador. Podemos falar ainda da hematose cutanea, que existe em vertebrados como a rã. As trocas de gases através do tegumento funcionam como complemento da hematose pulmonar.


> Traqueias

O sistema respiratório nos insectos é essencialmente constituído por traqueias. Estas são canais que se ramificam no interior do corpo e comunicam directamente com as células sem intervenção de um fluido circulante. O ar entra por orifícios localizados ao longo do corpo e enche as traqueias, num fluxo de oxigénio que permite grandes taxas metabólicas.


> Brânquias

As branquias são orgaõs tipicos dos animis aquáticos. Sao constituidas por uma grande quantidade de lamelas que estão em contacto directo com a água. É a disposição destas lamelas que facilita a hematose branquial na medida em que o sentido de circulaçao do sangue é contrario ao fluxo de água que passa por elas.estemecanismo é designado por mecanismo de contracorrente. As brânquias permitem que em qualquer ponto de contacto entre o sangue e a água esta possua constantemente concentração superior de oxigénio relativamente ao sangue facilitando a difusão ao longo do percurso e contribuindo, para que o sangue que circula nas lamelas fique mais enriquecido em oxigénio.



> Pulmões

Os pulmões são sacos interno irrigado por muitos capilares sanguíneos.Estão presentes em todos os vertebrados terrestres (anfíbios, répteis, aves e mamíferos). Os pulmões são formados por imensos alvéolos pulmonares. Na inspiração o ar passa pela traqueia, brônquios bronquiolos até chegar ao interior dos alvéolos, onde ocorre a hematose pulmonar- Entra o oxigénio e saiu o dióxido de carbono. A expiração é a saída do dióxido de carbono que vai percorrer o caminho inverso do oxigénio.



Reflexão:

Os seres vivos encontram-se intimamente relacionados,mas a complexidade dos seus organismos e das suas células faz com que o ecossistema os distinguia. De facto é ao meio que eles vão buscar os nutrientes e o oxigénio que os utilizam na respiração e libertam os seus produtos de excreção para dessa forma conseguirem manter o equilíbrio do organismo. Assim todos os seres vivos têm de obter a matéria orgânica com regularidade pois todos eles necessitam de realizar trocas gasosas com ambiente.

Fontes:

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://recursos.cnice.mec.es/biosfera/alumno/2ESO/Funcseres/imagenes/texto%25202.c.b/branquias.jpg&imgrefurl=http://recursos.cnice.mec.es/biosfera/alumno/2ESO/Funcseres/contenido2.htm&usg=__DtPrL3OZtMaGarTMadgrQqxwktQ=&h=460&w=600&sz=79&hl=pt-PT&start=3&um=1&tbnid=hI5wYzNnDlHI2M:&tbnh=104&tbnw=135&prev=/images%3Fq%3Dbranquias%26hl%3Dpt-PT%26um%3D1

http://10-1-modulosrecorrente.blogspot.com/2008/05/trocas-gasosas-nos-animais.html

Sem comentários: